Iluminações em salões de beleza e clínicas

Antigamente, a preocupação com a iluminação não existia nos salões de beleza. Hoje, além da funcionalidade, beleza e estética assumem papel importante no diferencial do estabelecimento. A iluminação pode ajudar nesse aspecto.

No desenvolvimento de um projeto de arquitetura de interiores, o aproveitamento um bom projeto de iluminação é fundamental para a comodidade de clientes e funcionários.

Além de aliar funcionalidade, a beleza e estética assumem papel importante no diferencial do estabelecimento. Antigamente, essa preocupação com a iluminação não existia. Muitas áreas, nas quais são projetadas clínicas de estética e salões de beleza, são construções que abrigavam outros usos, a maioria, utilizada como residência. E nem sempre as adaptações necessárias para a transformação do espaço levam isso em consideração: O espaço comercial é totalmente diferente do residencial. Como consequência, notamos uma iluminação deficiente, mal dirigida e inadequada para o ambiente. Com algumas dicas e com investimentos moderados, podemos deixar o espaço bem agradável e aconchegante, aliando funcionalidade e beleza.

Iluminação dos Ambientes

Nas recepções de salões e clínicas, vale a pena investir em algo diferenciado. Isso porque esta área é a primeira impressão captada pelo cliente e pela qual ele formará sua impressão inicial sobre o local. Escolha uma iluminação direcionada para a recepção por meio de pendentes de lustre. Dependendo do projeto do local, opte por modelos discretos e diferenciados. Seu estabelecimento pode ter um projeto mais clássico com linhas mais complexas. Opte por modelos mais trabalhados com ornamentos nesse ambiente. Para obter um ar de sofisticação para o local, escolha modelos simples, lustres com linhas mais retas e com desenhos mais simples.

Invista também em uma iluminação secundária e pontual, como a utilização de dicróicas. Nesse espaço é interessante valorizar um quadro, uma parede bem trabalhada com textura ou papel de parede e também uma estante expositora de produtos, muito utilizada ao lado da recepção, na qual podem ser oferecidas vendas de produtos.

Na área de trabalho dos cabeleireiros, a iluminação deverá utilizar cores quentes e frias. Na iluminação geral do salão, opte por lâmpadas fluorescentes. Hoje, existem modelos diferenciados com luminárias com design interessante. Se o estabelecimento possuir um pé direito alto (que é a altura do piso até o teto), podemos trabalhar com o rebaixo do forro de gesso, a fim de embutir a iluminação e criar efeitos interessantes. Se existir alguma limitação que inviabilize a utilização de um forro de gesso, coloque luminárias de sobrepor com modelos com vidro jateado.

Nas bancadas (consoles) de cabeleireiros, utilize arandelas entre os espelhos ou acima deles. As arandelas dão um toque especial para o salão. Podemos trabalhar com elas direcionando focos de luz para a parede, por exemplo, valorizando algum detalhe interessante ou como apoio para a bancada de cabeleireiro, auxiliando o trabalho do profissional.

Área de manicures

Nesse ambiente, aposte em uma iluminação mais clara. Vale a pena priorizar a qualidade funcional para o desenvolvimento do trabalho profissional.

Área de lavatórios de cabelos

O excesso de iluminação pode prejudicar. O lavatório deve ser projetado para proporcionar conforto ao cliente. Utilize iluminação indireta para não causar desconforto para os olhos dos usuários. O espaço dos lavatórios nos salões se transformou nos últimos anos. Para o salão criar um diferencial no mercado, além de lavar e hidratar os cabelos, o local deve oferecer algo mais: um espaço de relaxamento, por exemplo. Alguns lavatórios até possuem recursos de massagens para os clientes e, com certeza, a iluminação deve ser diferenciada. Trabalhe com uma iluminação geral oferecendo a claridade necessária e, ao mesmo tempo, utilize em outros circuitos de iluminação indireta para criar cenários aconchegantes para os clientes, com mudança de cores gradativas no ambiente.

Nas salas para tratamentos de estética aposte também em algo diferenciado como nos lavatórios.Nesse caso, podemos dividir a iluminação em circuitos que atendam funcionalidade e conforto.

Para a funcionalidade, devemos optar por uma iluminação bem clara e precisa, a fim de que esteticista possa realizar seu trabalho com precisão. A sala de estética pode ser utilizada como um espaço de massagem terapêutica e uma área de relaxamento de apoio à sala da noiva. Isso justifica a importância de utilização de dois tipos de iluminação na mesma sala, pois ela pode atender a funcionalidades diferentes, não deixando seu espaço ocioso. Use, portanto, como estética e sala de massagem e relaxamento.

Fachada

Opte por uma iluminação valorizando as linhas das fachadas. As prefeituras de cidades brasileiras possuem legislação própria em relação à comunicação visual. Em São Paulo, existe a Lei “Cidade Limpa”, que restringiu a utilização de luminosos com tamanhos desproporcionais para a fachada.

Tais legislações são importantes para despoluir visualmente a cidade, possibilitando a criação de recursos na fachada e criando diferenciais para os clientes. Hoje, quando passamos à noite em alguns estabelecimento, notamos a utilização de iluminação com mistura de cores nas fachadas ou em árvores próximas. Pode ser uma ideia bem interessante que valoriza seu negócio.

André Giannoni é arquiteto especializado em projetos de espaços de beleza, estética e saúde. Atuou em empresas do ramo de mobiliário para salões e estética. Atualmente, possui escritório em São Paulo e desenvolvendo projetos e fiscalização de obras para as áreas comerciais e residenciais.   andre@andregiannoni.com.br www.andregiannoni.com.br


About these ads

Publicado em 23/11/2011, em Espaço Físico e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Importante dica aos novos empreendedores… Parabéns

  2. obrigada as dica forao muito aproveitosa.

  3. irislane de oliveira

    BOM NA VERDADE EU QUE EU PRECISAVA ERA DE UMA IMAGEM DE FRENTE DE UMA ÁREA P/ ESTÉTICA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 446 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: